Os cobogós são bem conhecidos e tradicionais quando falamos de arquitetura e design. Eles são soluções estilosas para problemas de divisão de ambientes, luminosidade e ventilação, mas isso muita gente já sabe. Uma curiosidade é que os cobogós foram inventados no Brasil com influências dos muxarabis, da arquitetura islâmica. Ele nasceu em Recife nas mãos de 3 arquitetos que uniram seus sobrenomes para criar o nome Cobogó: Amadeu
COimbra, Ernest
BOeckmann e Antônio de
GÓis. Apesar de ser inventado Brasil na década de 20, os cobogós se tornaram muito populares nos anos 50 com Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, sendo elementos recorrentes na arquitetura do Brasil moderno. Depois de um tempo as tendências do exterior foram chegando ao Brasil e os cobogós foram substituídos por outras soluções em vidro e aço.
Hoje o cobogó, ou elemento vazado, evoluiu com novos designs e formas de uso diferentes, inovando sempre e voltando à tona nas tendências de arquitetura e design de interiores. Vamos ver então algumas inspirações para projetos com cobogós?
Cobogós Estilo Retrô
Muitos projetos usam o cobogó para trazer um ar retrô. Nesses projetos os cobogós são usados de forma mais tradicional, como divisor de ambientes. Mas vemos que agora ele abusa das cores e brinca com as sombras que são proporcionadas pelos cobogós.
Cobogós como divisão de ambientes
Se antigamente o cobogó era muito usado em fachadas e corredores de prédios, jardins e áreas externas, hoje a nova tendência é utilizá-lo dentro de casa. Com os apartamentos e casas ficando cada vez menores, é preciso usar muita criatividade para dividir os ambientes sem deixar o espaço ainda menor e ainda afetar a ventilação e iluminação natural. Por isso uma grande tendência é usar o cobogó para dividir ambientes como cozinha e lavanderia, banheiro e quarto, sala e cozinha. E essas divisórias se tornam elementos arquitetônicos para compor o ambiente de forma agradável e criativa.
Cobogós como elementos de decoração
Outra tendência de se usar o cobogó é usá-lo de forma inusitada, como peça de decoração no projeto de um ambiente, ao invés de necessariamente usá-lo como divisor de ambientes. Há tendências do cobogó ser usado como prateleira e até mesmo como revestimento de parede.
Cobogós em fachadas
Os cobogós continuam sendo muito usados nas fachadas de casas e grandes construções, assim como nos anos 50. Mas agora eles acompanharam o estilo contemporâneo, de linhas retas, pé direito alto e portas pivotantes.